5 tipos de manchas na pele e como tratá-las:

30/05/2018

Exposição solar, predisposição genética, acne e alterações hormonais são as principais causas do aparecimento das manchas na pele. Elas não são necessariamente graves, algumas apenas incomodam esteticamente e não oferecem riscos à saúde.

O primeiro passo para tratar uma mancha é descobrir a causa do seu surgimento. Existem manchas senis (causadas pelo envelhecimento), sardas, melasma, manchas pós inflamatórias (como as da acne) e verrugas virais. Para o diagnóstico correto, algumas tecnologias inovadoras podem ser úteis. A fotografia digital da pele, por exemplo, colabora com a documentação de alterações imperceptíveis a olho nu.

Melasma

O melasma consiste em manchas acastanhadas e simétricas na face que podem causar desconforto. Seu surgimento está relacionado com alterações hormonais, predisposição genética e exposição solar. O tratamento deve ser conduzido por um dermatologista e pode ser realizado durante todo o ano, mas especialmente no outono e no inverno. Após a avaliação, o método mais indicado para o tratamento da sua pele será orientado, como: protetores solares, despigmentantes tópicos, peelings e outros tratamentos.

Manchas na pele: pós acne ou cicatrizes

Medicação, dieta, hormônios e estresse são fatores que podem estar relacionados com a acne. Com o tempo e sem o tratamento adequado, a inflamação deixa marcas que se tornam incômodas. O tratamento para as manchas e cicatrizes que surgem sobre as lesões de acne deve ser feito de acordo com a gravidade de cada caso. Protetores solares, peelings, laser, tunelização dérmica, microagulhamento e outros procedimentos estimulam o colágeno e atenuam as cicatrizes e manchas.

Manchas Senis

As manchas senis ou do envelhecimento aparecem mais frequentemente nas mãos, no colo e no rosto. Os cuidados iniciam com a hidratação e a fotoproteção adequadas da pele. Além disso, opções de tratamento incluem luz intensa pulsada, lasers e peelings, que podem atenuar as marcas do tempo e da exposição solar.

Verrugas

As verrugas são lesões causadas por vírus e surgem mais frequentemente nas mãos, mas podem acometer qualquer parte do corpo. Podem ser únicas ou múltiplas, e eventualmente se espalham para outras partes do corpo. Existem diversas modalidades de tratamento clínico e cirúrgico que podem ser indicadas pelo médico dermatologista, como aplicação de substâncias sobre as lesões e pequenos procedimentos feitos em consultório.

Sardas

Para alguns, as sardas são um charme, mas para outros causam incômodo. Esse tipo de mancha é mais comum em peles claras que tenham história de intensa exposição ao sol e, embora não tragam danos à saúde, podem ser tratadas quando causam desconforto.

O aparecimento de manchas na pele pode causar desconforto e até mesmo constrangimento. A avaliação do dermatologista permite definir um diagnóstico e, a partir daí, traçar um plano de tratamento de acordo com o caso de cada paciente. Além disso, para prevenir os danos do tempo e da exposição solar, é muito importante saber qual é o filtro solar mais indicado para a sua pele.