Blog

Como tratar manchas no rosto

Como tratar manchas no rosto

03/10/2017

São vários os tipos, causas e cores de manchas de pele, e só o especialista dermatologista pode diagnosticar com precisão e orientar como tratar manchas no rosto.

As causas são diversas, mas a mais comum é a exposição à luz solar repetida sem proteção adequada. A exposição aos raios solares possui efeito cumulativo.

Na mulher mais jovem, em período fértil, as manchas acastanhadas, denominadas melasma estão relacionadas aos hormônios, à gravidez ou ao uso da pílula anticoncepcional com exposição solar sem proteção. É o tipo de mancha da face com maior incidência na população. Localiza-se no rosto (bochechas ou próximo a elas) e fronte (testa).

Com o envelhecimento, surgem as manchas chamadas melanoses senis, ceratoses actínicas e hipomelanoses (sardas brancas) todas mais comuns em áreas expostas ao sol.

O que é preciso saber a respeito de como tratar manchas no rosto

As manchas necessitam ser corretamente diagnosticadas, pois para cada tipo há diferentes tratamentos, que se forem corretamente indicados, promoverão resultados adequados.

São diversos os tratamentos:

  • antioxidantes orais;
  • cosméticos com filtro solar;
  • clareadores e ácidos;
  • procedimentos realizados em consultório: como peelings físicos e químicos, Luz Intensa Pulsada, lasers, microagulhamento.

Algumas manchas, especialmente os nevos pigmentados, devem ser periodicamente examinados, pois podem evoluir para o câncer de pele mais grave: o melanoma.

O autoexame da pele é importante. Se surgirem novas manchas é necessária a avaliação dermatológica para diagnóstico e tratamentos adequados.

Para cada pele há um filtro solar mais indicado e da mesma forma para cada mancha, um tratamento específico. Converse com um dermatologista sobre como tratar manchas no rosto e cuidar melhor da sua pele.