Blog

Peeling: tipos, indicações e benefícios

Peeling: tipos, indicações e benefícios

25/08/2017

O peeling é uma esfoliação que se faz na pele.  Pode ser físico ou químico. de O peeling químico é denominado de acordo com a camada  da pele que é atingida O procedimento realizado somente na epiderme é chamado peeling superficial. O peeling médio atinge a derme superficial  e o profundo, a derme média.

O peeling físico é feito com abrasão. Um pó ou uma ponteira diamantada são usados na pele a ser tratada. Já o peeling químico consiste na utilização de alguns agentes químicos  para renovar as camadas da pele.

O procedimento trata manchas e acne, rejuvenesce a pele e estimula  a produção de  colágeno (proteína que confere sustentação e tônus à pele).

O preparo da paciente para a aplicação das substâncias depende da condição a ser solucionada e do grau do peeling a ser realizado. Esse cuidado faz-se mais necessário no caso dos tratamentos de média e alta profundidade.

Geralmente, a pele precisa ser preparada por cerca de 30 dias antes da data agendada para a realização do procedimento. Toda a preparação é feita pela paciente, em casa e consiste, basicamente, na aplicação de produtos que contenham ácido retinóico e despigmentante. O uso de filtro solar também é indispensável durante esse período.

A pele precisa ser limpa antes da realização do peeling. Essa higienização é feita no próprio consultório do dermatologista, instantes antes de serem aplicados os agentes responsáveis por promover a melhora da pele.

O procedimento dispensa anestesia. O tratamento tem curta duração quando é superficial. Um intervalo maior de tempo é necessário para os peelings médios e profundos. O único que, talvez, seja preciso repetir é o superficial. Para os demais, uma sessão é suficiente.

Após a aplicação, é preciso adotar alguns cuidados. Para cada tipo de peeling, o médico recomenda cuidados específicos para que a cicatrização se desenvolva de forma natural.

Principais tipos de peeling

Peeling superficial

Utiliza o ácido retinoico, ácido salicílico, Jessner, ácido glicólico e outros  para tratar o envelhecimento da face ou a acne, oleosidade excessiva e as manchas.

Peeling médio

O tratamento de rugas e cicatrizes, no peeling médio, é feito com ácido tricloroacético (ATA).

Peeling profundo

Geralmente, a substância utilizada é o fenol e, dependendo da concentração, poderá ser realizado em consultório ou ambiente hospitalar.