Blog

Quais são os cuidados que se deve ter com a pele no verão?

Quais são os cuidados que se deve ter com a pele no verão?

27/01/2017

O verão começou oficialmente e, nos próximos meses, a exposição ao sol será algo cada vez mais frequente. Com as idas à praia ou à piscina, os passeios ao ar livre, o uso de roupas mais curtas e os raios solares em sua máxima intensidade, ficamos, obrigatoriamente, mais expostos e vulneráveis às ações da radiação ultravioleta. Apesar de ser necessária para a saúde (pois é essencial para que ocorra a síntese de vitamina D, para a absorção do cálcio e fortalecimento dos ossos e dentes), a exposição ao sol demanda uma série de cuidados, para evitar os inúmeros danos que ela possa causar à nossa pele, especialmente nessa época.

O sol e a desidratação podem trazer problemas sérios, como doenças de pele, queimaduras graves e câncer, além de serem os principais agentes do envelhecimento cutâneo.

Atenção aos cuidados que se deve ter com a pele no verão

Os cuidados que se deve ter com a pele no verão são simples e adaptáveis à rotina. Por isso, atente às seguintes recomendações.

Filtro solar

O uso do filtro solar é, obviamente, a primeira das orientações sempre (até porque este deve ser um hábito diário, e não apenas dos dias em que se vai à praia). Deve ser aplicado entre 20 e 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas, caso haja contato com a água ou suor excessivo (isso também vale para os produtos à prova d’água). O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser, no mínimo, 30. Entre 10h e 16h, deve-se evitar a exposição solar direta.

A radiação que deixa a pele bronzeada é a mesma que causa câncer de pele, não se esqueça disso nunca! Tanto a frequência UVA (relacionada à pigmentação da pele), quanto a UVB (que causa o envelhecimento) são danosas, por isso a importância de um filtro solar que barre os dois tipos de raios (o FPS que mede a radiação UVB deve ser acima de 50).

Crianças podem usar filtro solar adequado à pele sensível a partir dos seis meses de idade. Entretanto, não é indicado deixá-las muitas horas dentro d’água. Uma pausa embaixo da barraca ou na sombra deve ser feita sempre.

Loções hidratantes pós-sol fazem parte dos cuidados que se deve ter com a pele no verão porque são ótimas para refrescar o corpo após um dia de praia ou piscina. Hidratam, reparam e acalmam a pele danificada, evitando a descamação. Devem ser utilizadas em casos de eritema (vermelhidão) discreto. Casos mais graves, com dor, inchaço, bolhas ou febre, devem ser encaminhados ao médico.

Vestimenta e acessórios

Qualquer parte do corpo que esteja exposta ao sol corre o risco de queimadura. Portanto, é preciso lembrar de proteger orelhas, nucas, fios de cabelo e o couro cabeludo (quem tem pouco cabelo ou é calvo tem que estar alerta). O filtro solar pode ajudar, mas a proteção pode ser complementada com o uso de bonés, chapéus, viseiras ou lenços. Um protetor labial deve ser usado diariamente, porque o local também é alvo de lesões cancerígenas.

Mesmo embaixo de guarda-sóis ou barracas (que devem ser de tecido de cor clara, para refletir os raios solares) deve-se usar protetor e óculos escuros. Vestir roupas mais leves e folgadas também é recomendável nessa época.

Limpeza e hidratação

Na hora do banho, procure usar menos sabonete, para evitar o ressecamento da pele. Sabonetes antissépticos são úteis para eliminar bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés, evitando a frieira, por exemplo. Após o banho, é importante hidratar os locais que costumam ficar mais secos, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.

Os cuidados que se deve ter com a pele no verão incluem manter a pele sempre seca, para evitar o aparecimento de fungos que causam micose. Além disso, a orientação é evitar compartilhar toalhas e andar descalço em clubes e piscinas.

Enxaguar-se com água doce, de preferência fria, depois de sair da praia é indicado para retirar o sal e a areia, que tendem a ressecar a pele e causar pequenas fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos.

Alimentação

Ingerir alimentos que contenham carotenoides (cenoura, caqui, abóbora, mamão, maçã, beterraba – frutas e legumes alaranjados ou vermelhos) ajuda a proteger a pele contra o câncer e a deixa mais bonita e hidratada.

Para evitar a desidratação, que provoca intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se ingerir de dois a três litros de água por dia (que pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado).

Maquiagem e cosméticos

Não é indicado fazer uso destes produtos para ir à praia ou à piscina, pois a fórmula de alguns cosméticos pode conter substâncias que se alteram quando expostas à luz, causando manchas e irritação. Deve-se lavar bem o rosto e aplicar somente o filtro solar.

Mesmo que maquiagens como bases, pós e primers contenham fator de proteção solar, o filtro deve ser usado sempre em conjunto.