Blog

Técnica de rejuvenescimento global deixa o rosto mais jovem

Técnica de rejuvenescimento global deixa o rosto mais jovem

27/01/2017

Um rosto mais jovem não é apenas livre de rugas – ele tem volume, contornos bem definidos e uniformidade. As técnicas de rejuvenescimento facial têm evoluído na mesma medida que o desejo de recuperar o aspecto jovial da forma mais completa e natural possível.

Pensando nisso, o rejuvenescimento global da face tem o objetivo de tratar o rosto em sua totalidade, ou seja, o dermatologista leva em consideração todas as opções de tratamento disponíveis e busca, em cada técnica, sua melhor indicação e benefício, dependendo de cada caso.

Como ter um rosto mais jovem seguindo o conceito dos 3 Rs

A combinação de técnicas garante uma aparência mais jovem, com harmonia, naturalidade e equilíbrio facial. Esse objetivo tem a ver com o que é conhecido como o conceito dos “3 Rs” do rejuvenescimento facial. A ideia é considerar o rosto em três dimensões. Parte-se do princípio de que não adianta acabar com as rugas e esquecer-se da qualidade da pele, por exemplo.

Os “3 Rs” são:

  • relaxar (os músculos), para atenuação das rugas;
  • renovar (a pele);
  • recuperar (o volume), redefinindo contornos.

No primeiro R, o relaxamento fica por conta da toxina botulínica. O tratamento é indicado para amenizar rugas e linhas de expressão.

O segundo R, a renovação, trata-se de deixar a pele mais firme e com menos manchas. Os responsáveis são os peelings químicos e os tratamentos a laser. Os peelings ideais para um rosto mais jovem são o médio e o profundo, indicados para rugas, marcas mais profundas e cicatrizes. Já os tratamentos a laser, que pode ser ablativo ou não ablativo, são indicados para suavizar cicatrizes faciais, rugas e manchas. As técnicas mais conhecidas utilizam o laser de CO2 total ou laser de CO2 fracionado.

O terceiro R, a recuperação do volume, é o complemento final. Para redefinir os contornos da face, é feito o preenchimento com ácido hialurônico (uma substância já existente em nosso organismo e que, por isso, oferece menos risco de reação alérgica). A aplicação também pode ser feita nos lábios.
O rejuvenescimento global é uma alternativa minimamente invasiva, ou seja, que não envolve procedimentos cirúrgicos e, portanto, é menos agressiva. É fundamental que seja realizado por um dermatologista especialista e certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pois é preciso experiência e bom senso para avaliar as condições de cada paciente e possibilitar um rosto mais jovem com resultados naturais.