Blog

Tratamento antirrugas: conheça as funções da toxina botulínica

Tratamento antirrugas: conheça as funções da toxina botulínica

27/01/2017

Dentre os tipos de tratamento antirrugas existentes, o que é feito com toxina botulínica é o mais conhecido. A toxina é uma substância aplicada por meio de injeções, que, em quantidades muito pequenas, age em músculos específicos, bloqueando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos). Como resultado, o músculo não contrai (ou contrai menos, dependendo da dose injetada), causando o relaxamento da área.

A toxina botulínica trata linhas verticais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha ao redor dos olhos e linhas horizontais na testa. Atualmente, a aplicação é realizada, também, em outros locais, para tratar outros problemas além das rugas, sempre de acordo com a indicação médica.

O tratamento não só melhora, como pode prevenir a formação de novas rugas devido à menor contração muscular na região tratada. Entretanto, alguns músculos não podem ser tratados pela substância, pois realizam funções importantes na expressão facial e até mesmo funções fisiológicas. É o caso dos músculos da linha do sorriso, necessários para as expressões faciais e para a mastigação.

Como o tratamento antirrugas é realizado

O tratamento com toxina botulínica é feito aplicando a substância em músculos previamente selecionados pelo dermatologista para serem tratados, diminuindo a contratilidade. O tratamento é realizado buscando uma expressão natural. Para isso, os músculos não devem ser imobilizados e sim relaxados.

A ação da toxina botulínica nos músculos é temporária e, gradativamente, a função muscular retorna. Por isso, é recomendado realizar as aplicações em intervalos regulares, para que os efeitos durem mais tempo.

Trata-se de um tratamento bem tolerado, com resultados a partir do terceiro dia de aplicação, com duração, em média, de 5 meses.

Outras indicações da toxina botulínica

Apesar de sua maior indicação ser o tratamento antirrugas, o uso da toxina botulínica também pode ser recomendado em outras situações. A transpiração excessiva pode ser tratada com injeções da substância, aplicadas diretamente na pele das axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés, inibindo a ação das glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor.